terça-feira, 24 de julho de 2012

Receita de leitura... "Rastos de Sândalo"

Composição:
                Solomon é um menino etíope de 12 anos que vive em Adis Abeba. Solomon perde a sua mãe e mais tarde o seu pai quando este foi para a guerra da Somália. Um programa oferecido pelo governo cubano ajuda Solomon a mudar a sua vida, permitindo-lhe a construção de um futuro melhor. Mas esta viagem será terrível e marcará a vida de Solomon.
Muna e Sita são duas irmãs órfãs de pai e mãe, separadas devido à miséria dos seus tios que não têm como cuidar delas. Assim, Muna é vendida a um negociador de escravos, começando a trabalhar 16 horas por dia, oito dias por semana. A sua vida começa a mudar quando vai trabalhar para casa de uma família rica e que ajuda Muna a seguir em frente e a mudar o seu destino. Sita, a irmã mais nova, vai para um orfanato onde permanece até os seus sete anos; o seu maior sonho é ter pais. Para tal, Sita terá de fazer uma longa viagem e abandonar a sua querida Irmã Valentina.
                Trinta anos mais tarde, estas três “crianças” cruzam-se e compreendem-se pois a crueldade vivida na infância era um elo forte.
A história destas três crianças é emocionante, mas o mais cruel é o facto de ainda hoje haver crianças nestas condições, pelo mundo fora. Além de não terem família e terem de crescer sem o apoio dos pais, têm de trabalhar em vez de estudarem para poderem construir um futuro melhor do que o dos seus pais.
Indicações:
Rastos de Sândalo é indicado para pessoas que não gostam da sua infância por algum motivo, sendo confrontados com a infância terrível de três crianças que cresceram sem qualquer direito. Apesar de nos escandalizar, este livro é atual visto que nos países orientais ainda há crianças escravas que não têm acesso à educação nem ao ambiente familiar de amor e segurança. Este livro é indicado para quem não valoriza a vida.
Recomenda-se também aos que gostam de ler histórias verosímeis que retratam a vida dos países do oriente.
Precauções:
Este é um livro que permanecerá na nossa memória, amadurecendo, mas também gerando revolta pela violação dos direitos das crianças.
Desfrute da leitura, recomende-a e partilhe-a com os que mais gosta e faça-os pensar na dura realidade de algumas crianças – e já agora, aja! Canalize essa força e mude o mundo!
Posologia:
É conveniente dedicar todos os dias um pouco do seu tempo à leitura. Haverá capítulos mais complexos e quando isso acontecer pare, reflita. Os primeiros capítulos podem ser muito duros, mas deixe-se levar e não se irá arrepender. Leia um capítulo por dia; contudo, se não conseguir parar de ler durante várias horas, não se preocupe pois não há qualquer contra indicação .
Quando acabar de ler terá vontade de mudar esta dura realidade. Quererá fazer tudo o que estiver ao seu alcance para que as crianças, como as personagens deste livro, tenham a oportunidade de viverem a sua infância. Assim, sentirá uma revolta enorme para com as pessoas que conseguem fazer isto a seres inocentes, que não podem fazer escolhas para o seu futuro.

Dose de Leitura:
“… recordava o último sorriso de Aster no descampado de Jan Meda, depois de entrar no autocarro, as canções que Maskarem cantava, as últimas palavras do pai antes de se ir embora com o exército para a Somália, e o olhar da mãe antes de morrer, e o desenho da tatuagem que tinha na testa. Mas não sentia saudades, era um sentimento muito mais forte. Queria aprender tanto quanto pudesse naquele tão estranho e longínquo, queria ser um bom estudante, como tinha sido vontade dos seus pais. O pedaço de madeira de sândalo ainda cheirava e se dobrasse uma folha de ramo de eucalipto também podia sentir o seu intenso aroma.”
Excerto de Rastos de Sândalo, de Asha Miró e Anna Soler-Pont

Juliana Matias, 11.º A

Sem comentários:

Enviar um comentário